Sobre Mim

A minha viagem é um pouco estranha. No bom sentido, acho. Mas é o que me dizem quando olham para o meu CV completo.

Licencitura e Primeiros Passos (2001-2006)

Sempre tive uma grande paixão pelo storytelling, mas licenciei-me em Gestão na Universidade Católica Portuguesa. É possível que muitas vezes, quando as aulas acabavam, eu fosse estudar Escrita Criativa. Mas isso fica entre nós.

Loki - Shhh

Concluída a licenciatura de 4 anos (pré-Bolonha), estagiei na Ogilvy, agência de publicidade e comunicação de referência, no departamento de Marketing Relacional. Primeiro, como Account Manager, a fazer a ligação entre cliente e equipa criativa.

Deu para aprender muito sobre ter este papel de ligação entre departamentos mas, como foi o meu primeiro emprego, patinei bastante.

Gato em "slide"

Depois, como Copywriter, a ter ideias. Bem, nem sempre.

Tom Hanks sem ideias

Consultor de Fato e Gravata (2007-2014)

A seguir à Ogilvy, trabalhei 7 anos e meio como Consultor de Fundos Comunitários, a criar candidaturas a fundos de Investigação e Desenvolvimento, Inovação e Internacionalização.

O grande desafio era compreender o negócio e o projecto de cada empresa e apresentar as candidaturas numa linguagem acessível mas convincente a pessoas (de entidades como o IAPMEI, a AICEP e o Turismo de Portugal) que não eram especialistas nos negócios específicos destas empresas.

Ou seja, tinha muito trabalho de Gestão e Estratégia envolvido (também fiz Business & Marketing Planning) mas, por vezes, também me sentia uma espécie de tradutor (de Empresa-Estado eEstado-Empresa). Eu era quase como a Amy Adams no “Arrival”:

Arrival - Traduzir

OK, estou pronto (2012-2014)

Foi durante este período que descobri o veículo perfeito para as minhas paixões: o Marketing Digital. O “match” era tão perfeito, que a cara que fiz a primeira vez que vi o Marketing Digital foi esta:

O Marketing Digital junta a possibilidade de contarmos histórias com a capacidade de chegarmos a muitas pessoas que, de outra forma, apenas atingiríamos gastando muito, muito dinheiro.

Durante a Pós-Graduação em Marketing Digital que decidi fazer, criei uma página de Facebook, chamada Heelbook. Na altura, era só um teste, para o qual não tinha grandes expectativas.

Eu a fazer as primeiras experiências com o Heelbook:

Beaker - Marretas

Por isso, o que aconteceu a seguir surpreendeu-me bastante.

O Boom (2014-2016)

O projecto crescia e crescia e levava-me a tentar levar o Heelbook para o nível seguinte:
– No Facebook, a página ultrapassou os 100 mil likes
– Seguiu-se o Twitter, onde o projecto chegou a mais de 16 mil seguidores
– Depois o YouTube onde, com 16 vídeos, se atingiu 1 milhão de views e mais de 13 mil subscritores
– Com Email, chegou-se aos 3 mil subscritores, com uma taxa média de aberturas de 33% e de clicks de 7%.
– Com o lançamento do heelbook.com, que se tornou um site bastante visitado, em que os 10 artigos mais lidos tiveram entre 24 e 90 mil pageviews
– E ainda com a criação de uma loja de merchandise próprio

Ou seja, se o Heelbook fosse o Mario:

Super Mario - Cogumelo

4 anos depois de ter começado esta “mini-experiência sem expectativas”, o Heelbook foi distinguido pela AgoraPulse (uma das apps de referência para monitorização das redes sociais) como uma das melhores páginas do ano em 2014.

Formação (2016-Presente)

Agora, decidi juntar a minha formação, a minha paixão por storytelling e estes bons resultados a outro projecto: ajudar, ensinar e inspirar outros a ter o mesmo sucesso no mundo digital.

Já criei 3 cursos e…

I'm Just Getting Started

Ao mesmo tempo, tento estar ao dispor para ajudar outros nos seus projectos digitais, em áreas como a gestão de redes sociais, criar ligações com os fãs/clientes e criar estratégias digitais criativas, competitivas e ambiciosas.

E, claro, tento colocar GIFs em tudo.

Kurt Angle - It's True

Afonso Malheiro escreve, fala e faz formação/consultoria de marketing digital. Fundou o Heelbook, elegido pela AgoraPulse como uma das Páginas de Facebook do Ano em 2014.

Obteve uma licenciatura pré-Bolonha em Gestão no Universidade Católica e uma pós-graduação em Marketing Digital no IPAM. E, aparentemente, fala sobre si próprio na terceira pessoa.

Copyright © 2016 Afonso Malheiro. Todos os infractores serão perseguidos por pitbulls, dobermans e rottweilers esfomeados que foram obrigados a ver o "Frozen" 100 vezes seguidas.

To Top