Primeiros Passos

Como Redimensionar Imagens em Segundos (e sem Chatear um Designer)

Redimensionar Imagens - Tyrion

Eu e o Bruno Brito temos falado bastante sobre como podemos começar a ganhar competências nas várias áreas que nos ajudam no Marketing Digital. Na área da Edição de Fotografia, o skill mais básico e, talvez, mais importante para dominarmos é redimensionar imagens.

Com a ferramenta certa, é algo ridiculamente fácil.

E, se não estivermos dependentes de um Designer ou de alguém que esteja mais à vontade com a tecnologia que nós, poupamos tempo e despachamos as nossas tarefas mais depressa.

Ou seja… no fundo… saber redimensionar imagens é apenas uma forma de irmos mais depressa para a praia. Ou para o Netflix.

Por isso, vamos ver 3 formas rápidas de redimensionar imagens, com ferramentas diferentes.

1. Adobe Photoshop

A mãe (e o pai) da edição de fotografia.

Para redimensionar imagens, não precisamos de mais de 10 segundos. No menu “Image/Imagem”, encontramos a opção “Image Size/Tamanho da Imagem” e dizemos ao Photoshop que dimensão específica queremos.

Podemos pedir que a imagem fique com um número específico de pixels, cm, polegadas, entre outros. Ou indicar a percentagem do redimensionamento.

No exemplo abaixo, eu escolhi encolher a imagem para 25% do seu tamanho:

 

2. GIMP

O GIMP é conhecido como o primo gratuito do Photoshop.

Por isso, se ao fim de 30 dias de experimentação gratuita com o Photoshop acharmos que precisamos de espaço e queremos conhecer outras aplicações, o GIMP é uma boa alternativa.

O canal de YouTube Tudo Sobre Linux tem um tutorial de 2 minutos que nos ensina a redimensionar imagens. Nota: o GIMP está disponível para Mac e PC, além de Linux.

3. ImageResize.org

Se estivermos num computador em que uma app de edição não está instalada – ou não temos tempo para o fazer – há muitos sites que fazem o mesmo trabalho.

Um deles é o ImageResize.org.

Apenas temos de fazer upload da imagem do nosso computador (ou inserir o URL de uma imagem na Internet), especificar o redimensionamento que queremos, ou em percentagem ou em pixels – através da opção “Custom size” – e o site devolve-nos uma nova versão da nossa imagem, de que podemos fazer download.

Coloca em ecrã inteiro:

São 3 maneiras bem simples de colocares uma imagem no tamanho ideal sem estares dependente de terceiros.

Se quiseres passar para o próximo nível, tens aqui mais informação sobre as Melhores Apps para Criares Conteúdos.

E tu? Que apps/sites usas para redimensionar imagens?

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Afonso Malheiro escreve, fala e faz formação/consultoria de marketing digital. Fundou o Heelbook, elegido pela AgoraPulse como uma das Páginas de Facebook do Ano em 2014.

Obteve uma licenciatura pré-Bolonha em Gestão no Universidade Católica e uma pós-graduação em Marketing Digital no IPAM. E, aparentemente, fala sobre si próprio na terceira pessoa.

Copyright © 2016 Afonso Malheiro. Todos os infractores serão perseguidos por pitbulls, dobermans e rottweilers esfomeados que foram obrigados a ver o "Frozen" 100 vezes seguidas.

To Top

Como Redimensionar Imagens em Segundos (e sem Chatear um Designer)

Tempo de Leitura: 2 min
0