Tutoriais e Reviews

Review: AgoraPulse Social Media Manager

(Nota: em 2014, a AgoraPulse considerou o meu projecto Heelbook uma das Melhores Páginas do Facebook. Fui convidado a experimentar o AgoraPulse Social Media Manager durante conversações sobre criar guest posts para a AgoraPulse.)

Prós

  • Resumo da informação é sempre clara, simples e apelativa
  • Fácil de começar a utilizar (inscrição muito rápida, com login pelo Facebook)
  • Bom serviço de apoio ao cliente, que inclui Chat com a Equipa AgoraPulse, Guia de Introdução, FAQs, Dicas ou um Guia em todos os separadores e Tutoriais em Vídeo sobre todas as ferramentas
  • Possibilidade de exportar instantaneamente um ficheiro PowerPoint com resumo da performance da página

Contras

  • Não tem ferramentas de criação de conteúdos (apenas de planeamento/publicação)
  • Ainda não permite gerir contas do Pinterest (mas inclui Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn, Google+)

 

Preço

  • Período Trial de 15 dias com acesso à maioria das ferramentas, sem ter de dar o número do cartão de crédito
  • Planos dos 49 aos 299 Euros
  • Poupança até 35% se comprado anualmente em vez de mensalmente
  • Preços alinhados com a concorrência mais directa (Buffer, Sprout Social)

 

Funcionalidades do AgoraPulse Social Media Manager

Como podes ver na playlist do YouTube acima, a plataforma da AgoraPulse Social Media Manager encontra-se dividida em 7 separadores/tabs:

– Caixa de Entrada

Todos os comentários e mensagens feitos DENTRO da tua página vão aparecer aqui. Por defeito, aparecem do mais recente para o mais antigo (é o que faz mais sentido).

Esta é uma boa forma de ter acesso a todas as novidades que os fãs deixaram na tua página (comentários, posts e/ou mensagens), sem teres de ir a cada post individual ou “checkares” notificação a notificação. E podes sinalizar os mais importantes – que são adicionados a um mini-separador – para que lhes possas dar seguimento mais tarde.

– Monitoramento

Aqui, vemos as menções feitas por pessoas e páginas FORA da tua página (ou seja, de pessoas que tenham feito um “tag” ou “@” da página).

A apresentação e funcionamento desta potencialidade é semelhante à da Caixa de Entrada. As menções aparecem por ordem cronológica e podemos marcar as mais importantes para darmos seguimento (útil para coisas como reclamações e testemunhos, em que é importante que a pessoa em causa tenha feedback da página).

E, tal como na Caixa de Entrada, conseguimos aceder ao detalhe de cada menção, com um simples clique.

– Publicações

Este é o separador em que gerimos o nosso calendário de publicações.

Através de um calendário que pode ser semanal ou mensal, temos acesso a todas as publicações passadas da páginas e podemos programar posts para o futuro, tal como é possível fazer directamente no Facebook. A diferença é que, no AgoraPulse Social Media Manager, temos uma visão mais clara do nosso planeamento futuro, através do calendário.

Podemos fazer upload de imagens e vídeos; existe um campo específico para inserir links – para partilhar itens como histórias alojadas em sites externos e GIFs; e, claro, um botão que permite acrescentar emojis 🙂

Este separador, igualmente bem organizado quanto os outros dois já aqui abordados, apenas “peca” pela ausência de uma ferramenta de criação de conteúdos, algo que pode fazer um utilizador (que não gosta de ter várias apps e tabs abertas) torcer o nariz.

– Usuários

Aqui, temos um resumo dos fãs mais importantes da página (o embaixador, o que mais interage, e claro, o…)

Influenciador

Isto é algo que as grandes redes sociais tendem a não incluir nos seus Insights, mas que as boas apps de gestão e monitorização de perfis sociais fazem questão de incluir no seu arsenal.

O Social Media Manager da AgoraPulse não é excepção e dá-nos uma ideia clara de quem são os fãs mais activos, listando o seu nome, perfil e quantificando o número e tipo de interacções que tiveram com a página.

Esta é uma ferramenta útil para sabermos que fãs devemos recompensar – seja com um pouco mais de atenção ou com um prémio.

– Relatórios

Os Relatórios dão-nos informação sistematizada das métricas mais importantes de um perfil social. São como uma “versão bonita” dos dados que as redes sociais como o Facebook e o Twitter nos disponibilizam.

Este é um dos trunfos da AgoraPulse, já que conseguiu um equilíbrio inteligente entre a elevada quantidade de informação que as redes sociais fornecem e a necessidade desta ser apresentada de forma simplificada, de modo a serem tomadas decisões.

Temos dados sobre:

  • Crescimento de fãs (novos fãs e fãs que saíram)
  • Evolução das impressões orgânicas, virais e pagas
  • Tráfego do perfil
  • Distribuição demográfica e geográfica da página
  • Engagement e reach geral e por post
  • Reach conforme o dia da semana, a hora e o tipo de conteúdo
  • Lista dos principais embaixadores (quem está a mencionar mais a página no seu perfil)
  • Um modelo simples para calcular o ROI das iniciativas da página

E, talvez mais importante, os Relatórios estão organizados de forma igualmente apelativa e clara. Percebemos rapidamente que conclusões tirar dos números e gráficos apresentados, sem que os nossos olhos se cansem (não estamos propriamente a olhar para uma folha Excel de 10 mil linhas).

– Concorrentes

Neste separador, podemos obter dados comparativos para percebermos o sucesso da nossa página face às concorrentes.

Na versão trial, podemos acrescentar apenas 1 concorrente, número que aumenta conforme nos inscrevamos num dos planos disponíveis.

Este quadro dá-nos mais informação que a funcionalidade de comparação entre páginas do próprio Facebook e, mais, apresenta-nos os dados de uma forma que torna muito fácil perceber em que métricas estamos acima e abaixo da fasquia colocado pela nossa competição.

Os dados disponíveis para comparação incluem:

  • Número de fãs
  • Pessoas a falar sobre a página
  • Posts feitos pelos fãs
  • Posts feitos pela página
  • Número de interacções (engagement)
  • Envolvimento (taxa de engagement)

Aqui, o AgoraPulse Social Media Manager optou por não tornar a comparação complexa, cingindo-se às métricas mais críticas. É possível que esta opção se deva ao acesso limitado que existe a estatísticas de páginas não controladas por nós – ou seja, sobre as nossas páginas, o AgoraPulse SMM sabe “tudo”, mas não tem acesso ao reach e às menções de fãs a outras páginas/perfis.

– Aplicativos

Nos Aplicativos, a AgoraPulse disponibiliza apps instaláveis nas nossas páginas. Existem apps específicas para, por exemplo:

  • Concurso de Fotos
  • Quiz
  • Cupões
  • Votações
  • Teste de Personalidade

E estes vários módulos podem ser personalizados por nós. Quando estiverem como nós queremos, podem ser instalados de forma automática na nossa página.

Este é o único separador que não é 100% intuitivo. Mas não é suposto ser. Por muito simplificada que seja a criação destas apps instaláveis, precisam de alguma habituação e é inevitável o aparecimento de uma ou outra dúvida.

E, a pensar exactamente nisso, a AgoraPulse tem uma secção bastante extensa com:

– Tutoriais em Vídeo

Com informação sobre todos os separadores do Social Media Manager, estes tutoriais dão-nos um guia muito detalhado para cada funcionalidade e o passo-a-passo de como podemos utilizar todo o potencial das suas ferramentas.

Num mundo em que as pessoas esperam ferramentas cada vez mais intuitivas e se frustram facilmente, a AgoraPulse moveu mundos e fundos para se certificar que não falta nada aos novos utilizadores: além dos tutoriais, têm um chat online com a equipa, um guia de introdução, dicas em praticamente todos os separadores e, claro, as míticas FAQs ou Perguntas Frequentes.

A mensagem parece ser que temos tudo o que precisamos, entre a apresentação intuitiva da ferramenta e muito apoio para os momentos em que não compreendemos alguma funcionalidade de forma imediata.

 

Facilidade de Utilização

Este tipo de ferramenta tem sempre um grande desafio em termos de “user experience”. Todos queremos uma apresentação simples e estética, mas não queremos perder informação importante (e complexa), e queremo-la depressa.

Por isso, balancear a complexidade da informação disponível com o desejo de criar uma ferramenta fácil de utilizar é, acredito, uma batalha constante.

No dashboard principal (visto nos vídeos acima), este balanço é bem conseguido. A confusão que fui sentindo foi a que senti também quando experimentei o Buffer e é algo que desaparece ao fim de algumas horas/dias de utilização. E o que não falta para ajudar são Perguntas Frequentes, um Guia de Introdução e Tutoriais em Vídeo.

Relatórios do AgoraPulse Social Media Manager

Pensamentos Finais

Se vires os vídeos, percebes facilmente que fiquei particulamente agradado com a forma como a informação é apresentada: é simples, clara e resume o que é importante.

Isto, num mundo de Facebooks, Twitters, Instagrams em que temos acesso a uma lista sem fim de insights, métricas e estatísticas, é fundamental. E, nesta área de trabalho, temos de ter ferramentas que nos permitam rapidamente chegar à informação crucial.

O AgoraPulse Social Media Manager dá-nos esta informação no que toca, por exemplo:

  • Aos melhores fãs
  • Às interacções dos fãs com a página
  • Ao sucesso de cada post
  • À evolução das impressões e interacção na página

Como alguém que já utilizava o AgoraPulse Barometer, também ele uma ferramenta analítica, lembrei-me que a AgoraPulse (agora com o seu Social Media Manager) aposta forte em entregar de forma rápida e clara as informações críticas para a tomada de decisão de um SMM.

Isso não é mais evidente do que na exportação dos relatórios, já que é imediatamente enviado para o nosso email um documento PowerPoint de aspecto profissional, não obstante ter sido gerado automaticamente (clica para ver esta amostra em maior dimensão).

Exportação de Relatório

Relatório em PowerPoint

Esta especialização da AgoraPulse em resumir e dar-nos o máximo de informação apenas “sacrifica” a parte de criação de conteúdos, já que o Manager apenas permite o planeamento dos posts – não tendo, uma aplicação como o Pablo que permita a criação de conteúdos de forma integrada com a ferramenta de planeamento, como acontece no Buffer.

Para quem seja importante fazer tudo-tudo-tudo dentro da mesma app, este é um entrave. Assim como a impossibilidade de, para já, gerir uma conta do Pinterest.

No entanto, a riqueza e clareza da informação a que se acede no AgoraPulse Social Media Manager- e a forma como podemos geri-la – tornam-na, na minha opinião, uma app que merece, no mínimo, consideração e o trial de 15 dias oferecido pela AgoraPulse.

Ou seja, da minha parte:

Thumbs Up

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Afonso Malheiro escreve, fala e faz formação/consultoria de marketing digital. Fundou o Heelbook, elegido pela AgoraPulse como uma das Páginas de Facebook do Ano em 2014.

Obteve uma licenciatura pré-Bolonha em Gestão no Universidade Católica e uma pós-graduação em Marketing Digital no IPAM. E, aparentemente, fala sobre si próprio na terceira pessoa.

Copyright © 2016 Afonso Malheiro. Todos os infractores serão perseguidos por pitbulls, dobermans e rottweilers esfomeados que foram obrigados a ver o "Frozen" 100 vezes seguidas.

To Top

Review: AgoraPulse Social Media Manager

Tempo de Leitura: 9 min
0