Primeiros Passos

O Teu Sucesso Constrói-se. Não Vem Do Dia Para a Noite, hmm-kay?

Chegar ao sucesso é, muitas vezes, uma obsessão que nos pode levar ao extremo de pensar que, se não tivermos sucesso nas primeiras 24 horas depois de ter uma ideia, falhámos.

Nada podia estar mais longe da verdade: o teu sucesso constrói-se.

Aqui tens um exemplo:

Sucesso - Udemy Reviews

Estou há cerca de 1 ano no Udemy. Sem currículo prévio como formador. A 17 de Novembro de 2017, tenho uma média de reviews de 4,2 estrelas para cima.

Esta podia ser a parte em que eu me armo em cromo e até te faço recordar aquele colega do liceu que dizia “Não estudei nada e tive 19? Uau, não estava nada à espera!”. Mas, além de saber que esse colega é só um asno, também sei que demorei imenso tempo a ter estas avaliações. E que tive de “estudar” imenso.

Sucesso - gato

Vou-te contar a história com a maior brevidade possível:

A aventura pelos conteúdos educativos de Marketing Digital começou há 2 anos (o 1º ano foi passado só a pensar e a produzir o curso “Dos 0 aos 99.999 Likes: Como Crescer no Facebook”).

E repara nas peças todas que tive de juntar.

Peça #1: Experiência em Social Media

E foi a culminar de 5 anos prévios como criador de uma página de Facebook distinguida, que tinha sido criada apenas como uma experiência de pós-graduação.

Peça #2: Experiência a Apresentar/Falar

E, se eu falo e construo as aulas com um estilo relaxado e (diz-se) um pouco menos convencional, é porque me sinto confortável a “actuar” em frente a uma câmara e/ou a um microfone.

Se já sentiste o nervosismo de estar à frente de um público, câmara e/ou microfone, sabes que é um nervosismo que nos tira parte do nosso talento. E, para o apagarmos da nossa cabeça, precisamos de ganhar experiência.

Sucesso - Medo do Palco

Tanta experiência que, um dia, pegamos no microfone para falar com uma audiência e é tão natural quanto conversar com um amigo num café.

Eu consegui perder esse nervosismo porque tive múltiplas oportunidades para o fazer. Crédito a:

  • 3 anos como comentador da SPORT TV
  • várias experiências em podcasting
  • míticos tempos a produzir e a participar em espectáculos do Wrestling Portugal onde, com o microfone à frente, dei comigo a ser ou apresentador do show ou uma personagem com papel activo na narrativa.

Em todos os casos, a interacção com o público é inescapável, tal como a experiência que se ganha:

Peça #3: Saber Editar Vídeo

Comecei quando tinha 14-15 anos num programa chamado Avid Videoshop, passei pelo Final Cut e só depois aterrei no Premiere, sobre o qual criei o curso da imagem no início do artigo.

Eu tenho 33 anos. (Não faz mal: o Bruno Brito tem 34.)

E, além de ter criado o curso, edito a larga maioria dos meus próprios conteúdos, o que elimina o que podia ser uma grande dependência de terceiros para publicar conteúdos vídeo.

Sucesso - Independência

(Não, não tens de estar 20 anos a aprender edição vídeo. Em 1-2 semanas, estás pronto para começar.)

Já viste a quantidade de peças que eu tive de juntar?

Edição vídeo, experiência a criar e gerir uma página de sucesso, o à vontade “em palco”, …

Isto, para te dizer: o teu sucesso constrói-se.

E, mesmo assim, sozinho era impossível. Dois melhores amigos, um que é Professor de Marketing Digital e a outra que um dos hobbies é Fotografia, fazem a diferença. Sobretudo quando não se importam de passar 2-3 Domingos seguidos a produzir um curso contigo.

O teu sucesso constrói-se.

O que é que isto significa para ti? Duas coisas.

1ª? Que todos os dias são um bom dia para melhorares os teus skills.

2ª? Que se não passares de desconhecido para Gary Vaynerchuk em dois dias… não é suposto. Aliás, ele próprio diz que demorou anos a tornar-se um “overnight success”.

De facto, estamos numa maratona. E não num sprint. Se não chegaste onde queres, é porque estás na parte em que estás a juntar as peças.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Afonso Malheiro escreve, fala e faz formação/consultoria de marketing digital. Fundou o Heelbook, elegido pela AgoraPulse como uma das Páginas de Facebook do Ano em 2014.

Obteve uma licenciatura pré-Bolonha em Gestão no Universidade Católica e uma pós-graduação em Marketing Digital no IPAM. E, aparentemente, fala sobre si próprio na terceira pessoa.

Copyright © 2016 Afonso Malheiro. Todos os infractores serão perseguidos por pitbulls, dobermans e rottweilers esfomeados que foram obrigados a ver o "Frozen" 100 vezes seguidas.

To Top

O Teu Sucesso Constrói-se. Não Vem Do Dia Para a Noite, hmm-kay?

Tempo de Leitura: 4 min
0