Facebook

As 3 Grandes Peças de uma Nova Página do Facebook

Como parte do lançamento do AfonsoMalheiro.com, completei a minha nova página de Facebook e, como tenho este tema na ponta da língua, quero deixar-te os grandes cuidados a ter quando quiseres lançar a tua nova página de Facebook. Estas são as 3 peças mais importantes:

1) A Foto de Perfil (Profile Pic)

É como a “fotografia do bilhete de identidade” da tua página. Eu fiz esta, com a ajuda de uma talentosa designer gráfica holandesa.

profile-pic-afonso

E é possivelmente o elemento mais visto da tua página, já que aparece não só no topo da tua página, sempre que ela é visitada, mas também sempre que publicas um post ou um comentário.

Por isso, pensa numa Foto de Perfil que respeite estes 2 princípios:

  • Esteja intimamente relacionada com o tema da tua página (a minha é uma marca pessoal, razão pela qual estou literalmente a “dar a cara”)
  • Seja rapidamente reconhecida, para que as pessoas facilmente identifiquem um post ou comentário teu (razão pela qual coloquei o fundo laranja, que tende a dar bom aspecto e é raramente usado por utilizadores “normais”)

Tens aqui 3 bons exemplos de Fotos de Perfil: da mítica Oreo, da Palavra do Cliente (uma página de humor com citações de clientes, hum, menos felizes) e do Channelate, uma banda desenhada digital.

profile-pics

Tens aqui as dimensões ideais para cada imagem, ideal para teres a certeza que começas a tua nova página de Facebook em grande. Ah, e um guia super-detalhado aqui, caso queiras ir um passo adiante.

Isto leva-nos à vizinha da Foto de Perfil…

2) Foto de Capa (Cover Photo)

A Foto de Capa, tal como a sua vizinha, é vista sempre que alguém visita a tua página, mas pode também ser usada nas sugestões do Facebook (no Feed e na Coluna da Direita) e em anúncios do Facebook, nomeadamente no anúncio destinada a captar mais “likes” para a página.

Nota: apesar de poderes usar a Foto de Capa num anúncio de Facebook, o meu conselho é que não o faças. Cria uma foto específica e relacionada com o teu anúncio.

Com a Foto de Capa, tens 2 hipóteses:

  • Segues o raciocínio que vimos para a Foto de Perfil e relaciona-la com o tema da tua página
  • Utilizá-la para divulgar um produto, serviço, oferta, mensagem que é particularmente importante para a tua página e para os teus fãs

Para o lançamento da minha página, optei pela 2ª hipótese: divulgar um curso gratuito que criei.

cover-photo-afonso

Por último, caso também optes pela hipótese #2, podes associar um botão de CTA ou “call-to-action” à tua Foto de Capa, com um link à tua escolha (para o teu site, para um produto/serviço específico, para uma app, etc), que podes colocar desta forma:


E agora, vamos dar vida à página?

3) 5 Posts publicados pré-lançamento

A menos que tenhas já alcançado grande fama, não é boa ideia lançar uma página de Facebook sem um único post. Seria como convidar os amigos para um jantar mas esquecermo-nos dos pratos, dos talheres e da comida.

Por isso, a menos que o teu nome artístico seja Kanye West, aconselho-te a apresentar a tua nova página aos teus amigos, clientes e potenciais fãs com a “mesa de jantar” já posta, ou seja, com vários posts já publicados.

Na minha opinião, para estrear uma nova página de Facebook o número mágico é 5. Mínimo dos mínimos, 3.

Antes de passarmos ao próximo item, deixo-te 2 notas:

  • Tal como na imagem abaixo, podes colocar um post a aparecer de forma permanente no topo da página, independentemente da sua data de publicação, caso seja o post que consideres mais relevante para um novo visitante em dada altura (por exemplo, um post de boas-vindas, o “sabor do mês” ou um conteúdo que já sabes que os teus fãs adoram)
  • Lembra-te que podes mudar a data de publicação de um post caso queiras dar um ar mais arrumado às datas (imagina que começaste a divulgar a página no dia 30, mas já tinhas colocado lá os 5 posts no dia 1. Podes usar a opção abaixo para editar as datas de publicação, para ficarem mais próximas do dia 30).

change-date-copy

4) Nova Página de Facebook? Tem também Atenção a…

  • Definições Gerais da Página – tal como podes ver nesta imagem, existem muitas opções para personalizares a tua página de Facebook. Embora não existam definições que não mereçam alguns segundos do teu tempo, as que destaquei na imagem com setas são críticas, já que decidem se a tua página está publicada, se estás contactável para os teus fãs e se estes podem publicar na tua página. Se vires alguma definição que te suscita dúvidas, diz-me qualquer coisa.
  • Morada da tua @Página – se fores à Foto de Perfil que mostrei no início, vês que por baixo da imagem, está um @AfonsoDigital, que é não só a parte final do URL da tua página – neste caso, facebook.com/AfonsoDigital – mas também o que deves escrever num post ou comentário caso queiras mencionar ou “taggar” uma pessoa ou página, assim:

tagged

 

E agora que descobri que a página já tem 1 fã, despeço-me, porque vou celebrar 🙂

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Afonso Malheiro escreve, fala e faz formação/consultoria de marketing digital. Fundou o Heelbook, elegido pela AgoraPulse como uma das Páginas de Facebook do Ano em 2014.

Obteve uma licenciatura em Gestão no Universidade Católica e uma pós-graduação em Marketing Digital no IPAM. E, aparentemente, fala sobre si próprio na terceira pessoa, como se fosse o The Rock.

Copyright © 2019 Afonso Malheiro. Todos os infractores serão perseguidos por pitbulls, dobermans e rottweilers esfomeados que foram obrigados a ver o "Frozen" 100 vezes seguidas.

To Top

As 3 Grandes Peças de uma Nova Página do Facebook

Tempo de Leitura: 5 min
0