Primeiros Passos

Redes Sociais: Como Crescer uma Página do Zero

Vamos imaginar que estás a começar a planear o teu projecto. Saberes como crescer uma página nas redes sociais é crucial.

Porquê? Porque é só uma questão de tempo até começares a pensar em criar um perfil num Facebook, num Instagram, num YouTube e em ter os primeiros seguidores nas redes sociais.

Afinal de contas, as redes sociais são, geralmente, o melhor sítio para:

  • Conversares com os teus fãs e clientes (conversar, não é “vender, vender, vender”)
  • Começares a criar uma relação com essas mesmas pessoas
  • Espalhares a tua mensagem por uma grande audiência, seja através de conteúdos virais ou anúncios
  • Conduzires potenciais clientes ao teu site ou landing page

Mas é possível que te ocorra:

Crescer uma Página - Uh-oh... não tenho fãs

Esta pode ser uma noção um pouco assustadora.

Sim, as redes sociais permitem que qualquer pessoa com qualquer projecto possa criar a sua página e publicar conteúdos.

Mas não é qualquer pessoa que atrai fãs para a sua mensagem – sobretudo, quando já existem muitas páginas estabelecidas (e com muitos fãs) sobre praticamente todos os temas.

Será que encontro no Google uma daquelas imagens genéricas para te pôr na cabeça esta ideia de concorrência intensa?

Crescer uma Página - Corrida entre executivos

Crescer uma página não é fácil. Mas há caminhos claros, eficazes e que podes aprender para passares do 0 para os 50 fãs, dos 50 para os 100, para os 250, temos de manter em conta que:

Todas as formas de uma pessoa “Gostar” da nossa Página resultam de um bom conteúdo ou de uma recomendação. Repara…

Podemos deixar o nosso “gosto”:

  • Na própria página. Mas só vamos chegar à página através de um post ou de uma sugestão que nos deixou curiosos.
Crescer uma Página - Fazer Like numa Página

Esta é a página do meu amigo e actor João Sena. Não lhe digas que não gostei da página dele, ok?

  • Através de um post. Mas nós só vemos um post de uma página que não seguimos se alguém a quem estamos ligados o partilhar.
  • Através de uma recomendação da rede social que, frequentemente, sugere páginas semelhantes às que já seguimos, comparando os nossos hábitos e interesses com o o tipo (e sucesso) dos conteúdos da página.
  • Através de um convite de um amigo que, tirando o caso das pessoas que querem crescer a sua própria página, só é enviado porque o amigo considera que essa página está dentro da tua área de interesse. Porquê? Geralmente, porque tomou essa conclusão com base nos conteúdos dessa página.

A única grande forma de “gostar” de uma página que não parte de bons conteúdos e recomendações é o anúncio.

Por isso, também vamos falar de publicidade nas redes sociais, porque:

Estas são as 4 grandes formas de crescer uma página de forma sustentada:

1. Posts de Qualidade

Depois de nos contarem uma anedota que nos fez rir à gargalhada, ficamos cheios de vontade de contar essa anedota a outras pessoas. De a partilhar.

Os bons conteúdos nas redes sociais são como uma boa anedota: são partilhados.

Por isso, se soubermos O Que Faz Um Bom Post, podemos estar constantemente a trabalhar em posts com o potencial não só de serem interessantes, mas também de motivarem quem nos segue a partilhá-los com os seus seguidores (potenciais fãs).

2. Transformar um Bom Post num Grande Post

Já viste algum post das marcas que segues a falar sobre os Óscares, a final da Liga dos Campeões, o Natal?

Como aqui, a loja JC Penney a ligar os aspiradores que vende ao célebre tapete vermelho pelo qual todas as estrelas caminham:

 

O que elas estão a fazer é simples.

Como estão cientes de que uma boa parte das pessoas que as seguem (se não a maioria) sabe que esses grandes acontecimentos vão ter lugar e está a pensar neles, decidem ir de encontro a esse interesse e entrar na conversa.

É o equivalente a um amigo teu começar a falar contigo sobre o assunto em que, por acaso, também estavas a pensar. É fascinante e interessante, pelo simples facto de estarem a falar contigo sobre algo em que já estavas a pensar.

Por isso, muitos posts virais nascem assim: da união entre O Que Faz Um Bom Post com uma grande conversa a que uma marca se decide juntar.

Se quiseres um exemplo prático, a minha página Heelbook bateu o seu recorde de Facebook Reach (nº de pessoas que viram um post da página) a utilizar exactamente a ideia deste ponto 2.

E, com menos de 90 mil likes na página, o Heelbook chegou a 2.3 milhões de pessoas.

3. Descobrir Parceiros Estabelecidos

Imagina que me davam a escolher entre publicar este “Redes Sociais: Como Crescer uma Página do Zero” aqui, no AfonsoMalheiro.com, e no Social Media Examiner:

Crescer uma Página - Social Media Examiner

O meu site está no início. Tirando tu e mais algumas pessoas com excelente gosto, não tenho ainda muitos leitores/seguidores.

Por outro lado, o Social Media Examiner é dos sites mais credíveis e desenvolvidos que existe.

Aliás, todos os anos, promove uma das maiores conferências de marketing digital do mundo, em San Diego: a SMMW. Estive lá em 2014, é gigante e estão lá todos os formadores de renome.

Se eu optar por publicar o meu artigo no Social Media Examiner, tenho a oportunidade de me dar a conhecer a muitas mais pessoas e, se conseguir ter uma boa reacção, a minha notoriedade e credibilidade no meio do marketing digital dá um enorme salto para cima.

Este aumento de notoriedade e credibilidade vai, certamente, traduzir-se em mais visitas ao site e, claro, mais fãs nas redes sociais.

Dito de outra forma: passamos a nadar num aquário maior.

Crescer uma Página - Saltar para um Aquário Maior

Se eu optar por não publicar no Social Media Examiner, considera-te autorizado(a) a dar-me com um taco de golfe no joelho. Tutorial aqui.

Da mesma forma, o nosso bom post, na nossa página com 100 fãs, vai ter uma boa reacção. E é, sem dúvida, um bom passo para crescer uma página.

Mas, o nosso bom post, partilhado numa página estabelecida do sector em que se insere, com 100.000 fãs…

… vai ter um significado completamente diferente.

Vamos dar-nos a conhecer a muitas mais pessoas e, com um post com qualidade, vamos atrair mais pessoas para a nossa página.

Com o Heelbook, entrei várias vezes em contacto com as “super-páginas” do meio e, como o humor que eu colocava nas minhas imagens e vídeos foi apreciado, consegui que muitas delas partilhassem os meus posts.

Crescer uma Página - Partilha por uma página maior

Resultado: com várias destas partilhas, ganhei mais de 100 fãs de cada vez. Fãs que viram uma piada da minha página a ser partilhada no seu feed e que pensaram:

“Hmm, este gajo faz umas piadas fixes, vou fazer ‘like’ na página para não perder as próximas”.

(EDITADO: o Luís Salvador sugeriu – e bem – que acrescentasse aqui os grupos, tal como existem no Facebook e no LinkedIn, por exemplo. São sítios que também reúnem potenciais fãs. Em princípio, terão uma dimensão menor, mas compensam isso na qualidade dos fãs porque, em teoria, um fã interessado ao ponto de seguir (e possivelmente contribuir para) um grupo é um fã mais activo que o típico fã de uma super-página)

4. Abrir a Carteira e Criar Anúncios

Existem anúncios especificamente estruturados para crescer uma página, atraindo potenciais fãs a deixar o seu “gosto”, nomeadamente no Facebook, no Instagram e no Twitter.

Como este, do Facebook. Repara no botão “Like Page” em baixo à direita:

Crescer uma Página - Exemplo de Anúncio

E, quando o teu orçamento o permitir, é algo que te permite acelerar o processo de crescimento da tua página, porque:

  • No início, sem anúncios, estamos a publicar para 50-100 pessoas o que, mesmo que partilhem os nossos posts, nos dá um poder para alcançar novos fãs que é limitado
  • Mas, com anúncios, eu posso chegar rapidamente a 50-100 MIL potenciais fãs, criando anúncios que podem ser específicos por sexo, idade, localização, língua, hábitos e interesses.

A grande chave para o sucesso no que diz respeito à publicidade nas redes sociais é o domínio do conhecimento porque, com cada vez mais pessoas a recorrem a ela, esta ficou mais cara.

Isto significa que é preciso ter conhecimentos sólidos sobre como as ferramentas funcionam e o que faz um bom anúncio de Facebook (o texto persuasivo, a imagem apelativa, o cumprimento dos requisitos técnicos, a escolha do público-alvo certo).

Estes conhecimentos vão ser a diferença entre um novo fã custar-nos 10-20 cêntimos… ou 1-2 euros.

Por isso, deixo-te alguns guias, caso queiras saber mais:

Mas, se te pudesse dar só um conselho sobre criar anúncios para captar seguidores, dir-te-ia (tal como podes ver no anúncio do Blend Juice Bar em cima):

Dá às pessoas uma boa razão para “gostarem” da tua página.

Homer - Vamos Rever

Resumindo e concluindo:

O ritmo com que conseguimos crescer uma página…

… vai ser determinado pela combinação destes 2 factores:

  • A dimensão da tua audiência (cada fã é uma potencial partilha)
  • A qualidade dos teus conteúdos

E, quantos mais bons posts publicares, mais a tua audiência te vai trazer novos fãs, através das partilhas que fazem. São 2 factores que estão sempre de mão dada.

Os anúncios podem ajudar-nos a aumentar mais depressa a tua audiência. No entanto, não nos serve de nada chegar a mais pessoas se só temos conteúdos de qualidade inferior.

Por isso, quanto a mim, tudo se resume à “Arte do Bom Post”.

Crescer uma página - Infográfico

E, exactamente porque acho que este assunto é dos mais importantes para o sucesso de um projecto nas redes sociais, dediquei um curso completo ao tema de que acabámos de falar.

Se sentires que é o momento certo para começares a crescer a tua página, considera-te convidado a fazer este curso. Se fores dos 10 primeiros a usar este link para te inscreveres, podes fazê-lo por 20 euros… em vez de 100.

Como Crescer no Facebook - Banner

E tu?

Que forma de crescer uma página achas que faz mais sentido para ti? Diz-me nos comentários, tal como qualquer pergunta que tenhas.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Afonso Malheiro escreve, fala e faz formação/consultoria de marketing digital. Fundou o Heelbook, elegido pela AgoraPulse como uma das Páginas de Facebook do Ano em 2014.

Obteve uma licenciatura pré-Bolonha em Gestão no Universidade Católica e uma pós-graduação em Marketing Digital no IPAM. E, aparentemente, fala sobre si próprio na terceira pessoa.

Copyright © 2016 Afonso Malheiro. Todos os infractores serão perseguidos por pitbulls, dobermans e rottweilers esfomeados que foram obrigados a ver o "Frozen" 100 vezes seguidas.

To Top

Redes Sociais: Como Crescer uma Página do Zero

Tempo de Leitura: 9 min
0